Tudo o que você precisa saber sobre Cárie

Cárie é a lesão formada nos dentes pelas bactérias que vivem na boca. Essas bactérias na presença de açúcar formam uma película no dente e eliminam ácidos na boca.
Esses ácidos começam a desgastar a estrutura do dente formando a cárie.

IMG_5660

Fatores que aumentam a chance de ter cárie:

1. Alguns alimentos e bebidas.
IMG_5662
Alimentos ricos em açúcar e que são de difícil remoção pela saliva como balas, chocolates, bolachas, chicletes, refrigerantes e mel.

2. Escovação Inadequada
gadgetshelpkidsbrushteethDeve-se escovar os dentes logo após as refeições, pois o processo de formação de placa e liberação dos ácidos é mais ativo nos primeiros 20 minutos após a alimentação.

3. Pouco Flúor
IMG_5666
Se não ocorrer a escovação, logo não haverá contato com flúor suficiente para o processo chamado de remineralização do esmalte. Esse processo previne a formação de cáries e até reverte danos menores aos dentes.

3. Idade
IMG_5671
Crianças pequenas tem dificuldade em higienizar os dentes sozinhas e por isso tem maior tendência a apresentar lesões de cárie.
Idosos tem uma diminuição do fluxo salivar. A saliva é responsável pela limpeza inicial dos dentes e sua diminuição pode levar a formação de cárie.

Sintomas de Cárie

A cárie pode doer ou não dependendo do estágio. Em crianças normalmente não há dor. O mais comum é sentir sensibilidade ou dor quando se ingere alimentos açucarados e gelados.

Tratamento

Nos estágios inicias, o tratamento é a remineralização com flúor ou aplicação de selantes, ambos realizados pelo dentista.
IMG_5667IMG_5668

Em estágios em que já houve a perda de estrutura dental é feita a remoção da cárie e a restauração do dente.

Cárie em estágio avançado com perda de estrutura dental/ Remoção do tecido cariado / Restauração do dente
Cárie em estágio avançado com perda de estrutura dental/ Remoção do tecido cariado / Restauração do dente
Prevenção

O melhor método de controle de cáries é a prevenção: evitar ingestão de alimentos ricos em açúcar; escovar os dentes sempre após as refeições; visitar o dentista a cada 6 meses para a limpeza profissional e inspeção dos dentes para verificar se houve ou não formação de novas lesões.
IMG_5670

Evolução

A cárie não tratada atinge a polpa do dente o que leva a “morte” do mesmo e a necessidade do tratamento de canal.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *